segunda-feira, novembro 15, 2004

Ecos de repressão...

Este fim de semana passado visitei a fortaleza de Peniche, onde funciona o museu municipal. É certo que, sendo morador da terra, já conheça este espaço muito bem, e a maior parte da exposição continua a ser a mesma, passados 8 anos desde a minha última visita...

Porém, há uma sala completamente renovada que vale bem a pena visitar, e ainda por cima é gratuita. Falo do parlatório.

Para quem não sabe, a fortaleza de Peniche serviu de prisão política durante os tempos do estado novo. O parlatório era o local onde as visitas podiam visitar os seus familiares captivos por discordarem do sistema instituído.

O espaço está repelto de informação, sendo apresentados inúmeros documentos censurados, incluíndo correspondência dos prisioneiros. Recordo-me de uma carta que dizia qualquer coisa como "Boas festas minha filha. Até ao meu regresso. Do pai que te adora." ter sido completamente vetada.

O mais impressionante neste espaço é a oportunidade de entrar para o lado de dentro do parlatório. Encetei uma conversa com uma pessoa que estava a fingir estar enclausurada, e foi arrepiante.

Para quem se está a sentir acomodado e acha que este país reprime a sua liberdade de expressão, aconselho vivamente a visita a esta ala do museu de Peniche. Verão que encontrarão outro significado para a palavra "Liberdade".