quinta-feira, novembro 18, 2004


Hello
Hoje foi o dia nacional do fumador ou do não fumador ou whatever. Nem sabia que existia uma coisa destas. Vi nos telejornais.
Soube tambem pelos telejornais que aqueles palhacitos do governo querem baixar as estatisticas de fumadores. Então lembraram-se de umas medidas geniais:
Proibir a venda a menores de 18 anos, aumentar o preço do tabaco, proibiçao de fumar em todo os locais fechados, etc.
Proibir a venda a menores de 18 anos... Tudo bem, até concordo. Posso viver com isso.
Aumentar o preço do tabaco.... Porque é que nos temos ter os preços mais altos da união europeia em tudo? E não me venham dizer que o tabaco na europa é "n" vezes mais caro que em portugal.
Eu sei disso. Mas também os produtos de 1ª necessidade são "n" vezes mais baratos que cá.
A proibição em espaços fechados... Eu tenho um bar, discoteca, restaurante ou coisa que o valha não tenho o direito de escolher se se pode fumar la? Uma pessoa não gosta do fumo, vai a outro lado.
Eu gosto de fumar um cigarro com o café. Com a nova lei vou ter de beber cafe na rua ou em casa. Ou em alternativa deixar de beber café.
Outra coisa, eu não posso escolher a maneira como vou morrer? Não posso morrer de uma doença qualquer provocada pelo tabaco? Tenho que morrer com uma doença provocada pelo alcool? Tenho que morrer com uma doença provocada pelo colesterol derivado das porcarias que vendem para comermos? Tenho de morrer por nitrofuramos ou hormonas que dão para os animais crescerem mais depressa?
Já perceberam a ideia!
O que é que hoje não faz mal? Ou melhor, faz menos mal?
Agora falando um pouco mais sério. Se faz assim tão mal proibam o tabaco de vez. Acabou-se. Não havia tabaco para mais ninguem. Podia custar ao principio (mortos e feridos) mas prontes. Havia de passar.
A uns anos inventaram o DDT. Matava os insectos todos, destruia pragas, era um verdadeiro milagre. Descobriu-se que provocava doenças. Proibiu-se e acabou-se.
Façam o mesmo com o tabaco.
Mas como sempre: "Money talks".