quarta-feira, janeiro 05, 2005

Tsunami

Eu não sou grande adepto das teorias da conspiração mas gosto de explorar todos os pontos de vista.
Já referi num outro blog antes de conhecer a dimensão da catastrofe, que me surpreendeu a prontidão com que todos os governos se predispuseram a ajudar. Ainda pensei que fosse por causa do enorme numero de ocidentais que morreram.
Penso que se alguém tivesse avisado com antecêdencia os paises que seriam afectados o impacto teria sido o mesmo. Ou seja as autoridades não teriam dado o alerta com medo de perder os dolars, euros e yenes dos turistas.
Mas vendo as coisas por outro lado, é sempre melhor ser o heroi da fita, o santo salvador ocidental que está a salvar a vida a milhares de pessoas (e isso ninguém nega). Aos olhos da opinião publica isso é um grande feito.
Ao "zé povinho" esta situação também não passa ao lado. As pessoas sentem-se bem com elas própias quando estão a ajudar outras pessoas no outro lado do mundo mesmo tendo alguem a passar fome ou a dormir na rua perto de casa. Enfim...
Alguém ouviu falar mais do pretoleiro que provocou um desastre ambiental recentemente?
Alguém tem ouvido falar do Iraque?? Só tsunamis, contagens dos mortos, não sei quantos desaparecidos e etc.
Volta e meia é que vejo em rodapé nas noticias "mais uma bomba que explodiu... Foram não sei quantos Iraquianos feitos do caral.. Coligação faz investida não sei onde...". Se não fossem estes rodapés nem me lembrava que o Iraque estava ocupado.
Uma das poucas coisas que continua a dar diariamente é a politica portuguesa. É uma novela. Este governo deve ser o pior desde o 25 de abril. Só não se comem uns aos outros porque o canibalismo está fora de moda.
Por ultimo, quem vai rescontruir as zonas destruídas? Ouve-se dizer que vão dar não sei quantos milhões de dolars ou euros ou whatever para a rescontrução. Ora, ninguém dá nada a ninguém (pelo menos a este nível). Talvez juros baixos, bonificados ou coisa do genero.
E quem vai recontruir essas zonas afectados vão ser as grandes empresas multinacionais que se vão encher os bolsos de dinheiro a custa das infraestruturas, hoteis e zonas turisticas que vão recontruir e criar.
Vais ser uma galinha de ovos de ouro, só que sem a violencia do iraque.
Hasta.

1 Comments:

At 6 de janeiro de 2005 às 00:45, Blogger Al Zheimer said...

É a "colonização" adaptada aos tempos modernos.

 

Enviar um comentário

<< Home