terça-feira, janeiro 18, 2005

Usa Vs Irão


Saiu ontem no "Washington Post" (dia16) que os Estados Unidos planeiam atacar mais um país muculmano. Desta vez trata-se do Irão. (sempre disse "Irão/Iraque é tudo a mesma merd..." , mas nunca pensei que alguem pensasse assim literalmente)
Ao que parece este terrivél país do eixo do mal também "enriquece" urânio e está a negociar com a europa a suspensão do fabrico do mesmo.
Até aqui tudo bem. Mas parece que os nossos "amigos americanos" não estão com grande vontade que as negociações cheguem a bom termo ou mesmo que cheguem a lado algum, apesar de não o admitirem.
Para tal os EUA gravaram conversas telefónicas entre Teerão e o director da Agência Internacional para a Energia Atómica (AIEA), Mohamed El Baradei, para encontrar algo que colocasse em causa a permanência do egípcio à frente da agência da ONU, que dirige desde 1997, para substituí-lo por alguém menos complacente com os iranianos. Felizmente ou infelizmente para tal, têm que convencer mais de metade dos 35 membros da AIEA.
Agora, da para acreditar na lata que estes "gajos" têm? Não é ilegal fazer escutas? Queria ver o que acontecia se fossem os EUA a serem escutados. De certeza que a coisa não ficava em aguas de bacalhau.
Agora esta a ser travado um "mini braço de ferro" entre o director da AIEA (Mohamed El Baradei) e os EUA.
Baradei afirma que "o Irão não representa uma ameaça nuclear iminente", declinando a possibilidade de trazer aquele país ao Conselho de Segurança da ONU, como queriam os EUA.
Escusado será dizer que os Israelitas por norma são os maiores aliados dos EUA e neste caso afirmam que o Irão poderá produzir a primeira bomba atómica dentro de dois anos. (Um diz ataca e o outro esfola)
De salientar também que o Departamento de Defesa dos EUA disse ter concluído, este mês, a simulação de um ataque ao Irão que incluiu a invasão terrestre do país.
Será que vamos ter outra intervenção preventiva para destruir as armas de destruiçao maciça que não existem? Se assim for espero sinceramente que os estados unidos fiquem na banca rota. Por muito petroleo que roubem penso que não deve suportar uma guerra de 2 frentes. A não ser que os otarios dos aliados entrem na festa.
Também estou curioso para sabes se existe petroleo no Irão. De certeza que não. Deve haver outra razão qualquer que me ultrapassa.
Este mundo está todo doido.